terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Homenagem ao Professor Antônio Alfieri

 

Para começar o presente projeto, e levando em consideração a data, nada melhor que lembrar-se do meu professor de russo e de alemão, com o qual tive aulas na escola de idiomas Easy English, no período de 2014 a 2022. Visto que hoje, infelizmente, completa-se um ano desde que o meu professor de russo e alemão, Antônio Alfieri, nos deixou, aos 67 anos de idade.

Tive vários professores ao longo de minha vida, mas o Antônio sem sombra de dúvidas foi um dos melhores, se não o melhor, que tive. Era um homem muito inteligente e culto, com um conhecimento ímpar sobre idiomas, a ponto de dar aulas de cinco idiomas: inglês, francês, italiano, alemão e russo. E outra coisa que me impressionava nele, olhando para trás, é que ele não apenas dava aulas de cinco idiomas, como também dispensava apostila ao dar as aulas dele. Algo sobre o qual só fui reparar depois que ele nos deixou e conhecer outras escolas de idiomas (ao que tudo indica, em outras escolas de idiomas, ele não teria a mesma liberdade de trabalhar da forma como trabalhou – por isso que ele só trabalhava no Easy English).

Ele também era um homem vivido, visto que morou nos Estados Unidos nos anos 1970, depois foi estudar na Rússia nos anos 1980. Ou seja, morou lá quando a União Soviética de pé ainda estava. Lá morou entre 1987 a 1989, morou em Moscou e lá estudou russo no Instituto Puškin. Viveu os últimos anos de existência da União Soviética. Depois disso foi morar um tempo na Alemanha, mais precisamente em Leipzig e lá aprendeu o alemão.

Desde pelo menos a sexta série (ou seja, desde 1997), eu tenho fascínio pela Rússia, sua cultura, história, e já naquela época tive meus primeiros contatos com o russo por meio da enciclopédia Encarta. Sempre tive vontade de aprender o idioma russo, e depois de uma procura eu tive a sorte de encontrar uma escola de idiomas na qual se tinha aulas de russo, em 2014. E de encontrar um ótimo professor de idiomas e ter com ele aulas. Um verdadeiro golpe de sorte poder encontrá-lo e ter aulas de russo sem precisar sair de minha cidade. E ainda melhor: ter aulas presenciais com ele.

Comecei a ter aulas com o professor Antônio no segundo semestre de 2014. Foi o início de uma longa parceria que perdurou por oito longos anos. Ao longo desse período primeiro tive aulas de russo com ele, e mais meio ano de alemão. Ele indicou o caminho para mim, segui o caminho ao longo desses anos, me empenhei e graças a isso alcancei nível avançado no russo e um nível básico para intermediário no alemão.

Além disso, adorava as histórias diversas que ele contava, incluindo histórias do tempo em que morou na União Soviética. Histórias como a ida dele a Samarkand (Uzbequistão) para visitar a tumba do conquistador turco-mongólico dos séculos XIV e XV Tamerlão e do calor que passou na ocasião. Ele era a típica pessoa com a qual eu podia conversar sobre os mais variados assuntos. Política, história, idiomas, futebol, Fórmula 1, celebridades, cães, entre tantos outros que posso ficar listando.

Mas enfim. O tempo passou, e infelizmente nos deixou há um ano. Foi um choque para mim saber que ele nos deixou. Afinal, era algo que eu não esperava. E, como não poderia deixar de ser, fiquei muito chateado ao saber da morte dele. Mas é a vida, e no fim das contas fica a memória e os ensinamentos que eu tive com ele ao longo de oito anos.

Por fim, gostaria de concluir esta homenagem com as seguintes palavras. Professor Antônio, enquanto eu viver, jamais me esquecerei de você e de todo os ensinamentos que você me ministrou, todas as conversas que tive contigo, de todas as aulas que tive contigo, todas as conversas. Memória eterna a você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O alfabeto russo

  Foto – As letras do alfabeto russo e os sons correspondentes. Antes mesmo de começar de fato o nosso projeto, falemos sobre o alfabeto r...