sábado, 10 de fevereiro de 2024

O alfabeto russo

 

Foto – As letras do alfabeto russo e os sons correspondentes.

Antes mesmo de começar de fato o nosso projeto, falemos sobre o alfabeto russo como introdução e ponto de partida para o desenvolvimento ulterior do mesmo.

Tal qual o português, o espanhol, o inglês, o italiano e outros idiomas mais familiares a nós, o russo pertence à família linguística indo-europeia. Uma família linguística que abarca idiomas diversos e de grande dispersão geográfica. Idiomas dos mais variados, que incluem desde o português e o espanhol até o persa, o hindu e o sânscrito, fazem parte desta família e seus mais diversos idiomas ramos.

O russo pertence ao ramo eslavo da família indo-europeia, junto com outros idiomas como o polonês, o tcheco, o eslovaco, o servo-croata e outros. Este ramo, por seu turno, se divide em três ramos menores: os eslavos do sul, do oeste e do leste. E o russo pertence ao ramo dos eslavos orientais, junto do bielorrusso e do ucraniano.

O idioma russo usa como alfabeto o cirílico. O alfabeto cirílico foi criado no século IX como um meio para a evangelização dos povos eslavos da Europa oriental por parte do Império Romano do Oriente, e tem esse nome pelo fato de ter sido criado pelos pregadores Cirilo e Metódio, os quais posteriormente viriam a ser venerados como santificados tanto na Igreja Católica Apostólica Romana quanto na Igreja Ortodoxa Oriental, na Igreja Anglicana e na Igreja Luterana, com as datas destinadas aos santos comemoradas em diferentes dias.

Foto – Cirilio (826 – 869) e Metódio (815 – 885).

Entretanto, o russo não é o único idioma que utiliza o cirílico como escrita. Idiomas diversos, de famílias linguísticas diversas, utilizam o alfabeto de origem bizantina como escrita. Atualmente, também utilizam o cirílico como escrita idiomas como o servo-croata, o búlgaro, o ucraniano, bielorrusso, o macedônio, o cazaque, o quirguiz, o tadjique, o mongol, o calmuque, o tártaro, o udmurte, o checheno e tantos outros. Outros idiomas também utilizaram a escrita cirílica no passado, mas depois de um tempo abandonaram-na e a trocaram por outras escritas.

Foto – Mapa dos países que utilizam a escrita cirílica. Em verde claro: países que usam a escrita cirílica como oficial junto com outras. Em verde escuro: países que usam a escrita cirílica como oficial.

Ao todo, o russo possui 33 letras. São elas:

Maiúscula

Minúscula

Nome da letra

Som equivalente ou aproximado em português

А

а

A

Laje

Б

Б

Embarcação

В

в

Volga

Д

Д

Dromedário

Г

г

Guê [1]

Garagem

Е

е

Iene

Ё

ё

Iodo

Ж

ж

Cerveja

З

з

Zebra

И

И

I

Instrumento

Й

й

I curto

Iemanjá

К

к

Coelho

Л

л

El

Lâmina

М

м

Em

Montanha

Н

н

En

Nariz

О

о

Ó

Óculos

П

п

Pomar

Р

р

Ér

Roda

С

с

Es

Sabedoria

Т

т

Tigre

У

у

U

Urso

Ф

ф

Ef

Faca

Х

х

Roda

Ц

ц

Tsé

Pizza

Ч

ч

Tche

Tcheco

Ш

ш

Che

Cheque

Щ

щ

Chacha

Chch

Ъ

Ъ

“tviordi znak”

Sinal duro (não tem som)

Ы

ы

I forte

Som do “i” do português europeus em “tia”.

Ь

ь

“miaki znak”

Sinal brando (sem som)

Э

э

e

Eco

Ю

ю

Iu

Iugoslávia

Я

я

Ia

Iate

NOTAS:

[1] No russo, o som do g não muda conforme a vogal seguinte que nem no inglês, no português e nos demais idiomas neolatinos.

[2] As letras Ъ, Ь e Ы nunca iniciam uma palavra russa nativa, por isso que elas não são grafadas como maiúsculas.

[3] Regra de Ortografia 1 – A letra ы não pode ocorrer após as letras г, к, ж, ч, ш e щ. Nessas situações, troca-se o ы pelo и.

[4] Regra de Ortografia 2 –  A letra я não pode ocorrer após as letras г, к, ж, ч, ш e щ. Após tais letras, troca-se o я pelo a.

[5] Regra de Ortografia 3 – A letra ю não pode ocorrer após as letras г, к, ж, ч, ш e щ. Após tais letras, troca-se o ю pelo у.

[6] Para a transliteração do alfabeto russo, usaremos a transliteração usada na Wikipédia italiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O alfabeto russo

  Foto – As letras do alfabeto russo e os sons correspondentes. Antes mesmo de começar de fato o nosso projeto, falemos sobre o alfabeto r...